
O recurso Pathfinder - que solda, divide e subdivide objetos -, é excelente para criar ilustrações partindo apenas de formas geométricas. Veja neste exemplo como o ícone de uma caneta Bic foi criado usando esta técnica.
1) Comece criando um retângulo curto. Com a ferramenta de adição de pontos de âncora, acrescente um ponto em cada uma das extremidades do lado esquerdo do retângulo, como mostrado no exemplo.

2) Alinhe estes pontos no sentido vertical. Para isto, com a ferramenta Direct Selection, selecione estes dois pontos e vá em Object > Path > Average. No painel de opções, ative o item vertical. Esta opção fará o alinhamento dos pontos.

3) Em seguida, volte a utilizar a ferramenta Direct Selection e selecione desta vez os pontos da lateral esquerda do retângulo. Mude para a ferramenta Free Transform e, nas opções da ferramenta, use a distorção de Perspectiva arrastando os pontos para o centro da extremidade esquerda do retângulo criando um bico.
OBS: Se você estiver trabalhando em uma versão do Illustrator inferior ao CC, após selecionar Free Transform, pressione as teclas SHIFT+OPTION+ COMMAND (MAC) ou SHIFT+ALT+CONTROL (PC) para fazer o processo.

4) Crie na terminação deste bico outro pequeno retângulo e adicione também nas extremidades dele pontos de âncora.

5) Volte a aplicar a ferramenta Free Transform para afunilar e criar uma nova ponta.

6) Aplique uma elipse no final desta nova ponta e um outro novo retângulo na parte interna da forma principal para criar o tubo de carga da caneta.

7) Preencha o retângulo do tubo de tinta com um azul escuro #2A388F e faça na parte superior deste retângulo um traço ou mais um retângulo estreito preenchido com um azul claro #1B75BB para simular o brilho do tubo.

8) Crie e aplique no bico um Gradient Linear com três passagens usando marrom #A87B4F. Use um ângulo de 90º.

9) Usando o mesmo gradiente mudando para a opção Radial, aplique na esfera da ponta.

10) Agora comece a criar a tampa da caneta. Faça uma elipse e a posicione como mostrado no exemplo.

11) Faça um quadrado e o posicione mais ou menos no centro da elipse. Em seguida, selecione os dois e ative o Painel Pathfinder. Aplique sobre os elementos selecionados a opção Minus Front, que fará com que metade da elipse seja eliminada.

12) Torne a posicionar uma nova elipse conforme mostrado no exemplo abaixo. Mas, desta vez, para criar o ganchinho da tampa. Crie um novo retângulo sobre esta elipse e visualize entre as interseções dos dois elementos o ganchinho. Volte a aplicar o Filtro Pathfinder e elimine a parte da elipse desnecessária ficando assim só com a forma do ganchinho.

13) Preencha os elementos da tampa com o mesmo azul usado no tubo da carga.

14) Crie cópias das partes da tampa e diminua a dimensão das mesmas centralizando estas cópias no centro das partes originais. Preencha estas cópias com um gradiente com passagem de branco para o transparente. Clique e arraste com a ferramenta gradiente de cima para baixo sobre as formas para que o tom branco fique para cima.

15) Para fazer o corpo acrílico da caneta, faça uma cópia da forma, diminua um pouco o tamanho e também posicione esta cópia no centro da forma original. Preencha esta forma com um gradiente com três passagens, sendo a do centro com branco e os das extremidades com um tom azul bem fraco. Jogue esta forma preenchida para trás de todos os elementos. Para isto, selecione a forma e vá em Object > Arrange > Send to Back.

16) Crie mais dois pequenos retângulos preenchidos com branco e os posicione sobre a caneta conforme exemplo. Diminua a opacidade em 40%.

17) Para dar um acabamento legal, crie formas que se encaixem nas partes de sombra da caneta. Preencha estas formas com cores um pouco mais escuras da do objeto em que irão ser sobrepostas. Aplique Blends Multiply ou Overlay controlando a opacidade até conseguir o volume sobre a superfície da caneta.
Por Getulino Pacheco


Leave a Reply